Bruxismo

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de Bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes.

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados, podendo também levar a problemas ósseos, gengivais e na articulação da mandíbula (ATM).

Muitas vezes, as pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um som alto de ranger de dentes enquanto estão dormindo.

Normalmente, o bruxismo está ligado a fatores genéticos, a situações de estresse, ansiedade, ou a problemas de má oclusão ou fechamento inadequado da boca.

Tratamento

Dependendo dos danos causados a seus dentes e a causa provável, poderemos sugerir:

- O uso de um dispositivo quando dormir: chamado de placa de bruxismo ou placa miorelaxante. Feito sob medida e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes, protegendo-os de se desgastarem.

- Encontrar meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes.

- Devolver ao paciente uma oclusão o mais próximo possível do ideal: através de restaurações, próteses ou ortodontia.

Caso você esteja apresentando sintomas de Bruxismo, entre em contato com a Clínica Ozelin para podermos ajudá-lo.

Aguarde..