Periodontia

Periodontia

Periodontia é a especialidade odontológica que diagnostica, trate e previne as doenças periodontais, como a Gengivite, Periodontite, Placa Bacteriana, Mau Hálito e Dentes Sensíveis.


Como podemos identificar a presença da Doença Periodontal?
Os principais sinais são verificados na gengiva:

  • Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.
  • Aspecto inchado e brilhante
  • Cor mais avermelhada
  • Presença de pús
  • Alteração do seu formato e contorno irregular
  • Mobilidade dentária
  • Mau hálito
  • Presença de tártaro ao redor dos dentes.

 

Quando não tratadas, essas doenças podem levar a perdas ósseas e até a perda dentária.

 

Tratamento:
O tratamento dependerá do tipo e do estágio que se encontra a doença periodontal.


As opções de tratamento incluem:
Raspagem para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e alisamento para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando assim a aderência da placa bacteriana. Cirurgia periodontal, quando as opções anteriores (raspagem e alisamento) não deram resultado
satisfatório. Normalmente ocorre em casos de doenças periodontais em estágios avançados.


Terapia periodontal de suporte (manutenção):
A manutenção é um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Esta fase avançada do tratamento irá permitir avaliar sua saúde bucal e certificar-se que ela permanece saudável.


Prevenção:
Para ajudar a proteger contra a doença periodontal, é fundamental prevenir a formação da placa bacteriana.
Lembre-se de fazer visitas regulares ao dentista, além de uma higienização oral correta (escovar os dentes e usar o fio dental diariamente).


Retração Gengival:
Suas gengivas podem ter retraído por diversas razões, incluindo escovação dentária agressiva ou doença periodontal. Você pode não conhecer a causa da retração, mas antes do tratamento, iremos ajudar a identificar o fator ou fatores que contribuíram para o problema.


Uma vez que estes fatores estiverem sob controle, o tratamento das retrações gengivais irá reparar os defeitos e prevenir retrações adicionais e perda óssea. Diversas técnicas estão disponíveis para o recobrimento das raízes expostas, incluindo enxertos dos tecidos gengivais no caso de retrações mais avançadas. Estes procedimentos podem ser realizados em
um ou mais dentes para corrigir sua linha gengival ou reduzir a sensibilidade.


Sorriso Gengival

Existem Também procedimentos periodontais com o objetivo de diminuir o sorriso gengival. É usado quando a gengiva cobre parte dos dentes, deixando-os pequenos, ou em casos quando o sorriso mostra um excesso de gengiva. Nestes casos são realizadas cirurgias de aumento de coroa clínica.


Visitas regulares ao seu dentista, uma boa escovação e o uso diário de fio dental podem prevenir e ajudar a manter a sua saúde bucal em dia.
Marque agora sua consulta.

Agendar Consulta
Aguarde..